Autonomia OS

Autonomia Open Source (AOS) é uma rede de colaboradores voltada para o desenvolvimento, aprimoramento e popularização de soluções tecnológicas e ferramentas de código aberto. AOS possui quatro premissas básicas no desenvolvimento de ferramentas de código aberto:

Modularidade – As ferramentas criadas pela Alternativa Open Source serão desenhadas para serem modulares, permitindo combinações e configurações mais complexas, sua utilização e replicação em diferentes escalas.

Efetividade – As ferramentas propostas por AOS são projetadas para serem efetivas e funcionais em respondendo as necessidades dos usuários.

Acessibilidade – Em nossos projetos damos preferência à materiais de baixo custo e de facilitada obtenção. Também optamos conscientemente pela utilização de materiais reciclados. Esta premissa torna possível que mais pessoas interessadas possam se dedicar a construir e utilizar as ferramentas propostas pela AOS. Dessa forma optamos pela popularização das ferramentas de código aberto.

Durabilidade – As ferramentas projetadas e desenvolvidas precisam ser resistentes, duráveis pelo maior tempo possível, sendo livres de obsolescência programada. Os materiais escolhidos visando maior durabilidade.

 

Objetivos

Nosso objetivo primário é estimular a organização de uma rede comunitária de desenvolvedores(as) de ferramentas de código aberto. A intenção desta organização é capacitar pessoas comuns de forma que alcancem condições cada vez maiores de autonomia – energética, produtiva e alimentar – deixando de lado a dependência das redes de serviço. Também é nossa meta contribuir para a popularização das ferramentas e sistemas de código aberto para movimentos sociais e o público em geral, difundindo as vantagens deste tipo de tecnologia, em relação à ferramentas de código fechado (proprietárias). Nesse sentido queremos fundar uma Estação de Pesquisa e Difusão de Tecnologias de Código Aberto. É para seguirmos com esse trabalho que pedimos seu auxílio.

 

Todos os projetos do Autonomia Open Source possuem o mesmo padrão de licença livre.